segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vítima ou protagonista? - Pregação 26/08/12

 “Vítima ou protagonista?”       
2 Cr. 34:01-02
·        Observe esta descrição biográfica:
·        Era uma vez um menino filho de um ímpio, idólatra e politeísta, neto do pior (pior no sentido de perversidade) político da história da sua nação, nascido em uma época onde o paganismo imperava. Nascido, portanto em uma casa de pagãos. Nunca participara de um culto de adoração ao verdadeiro Deus. Para complicar ficou órfão aos 8 anos, crescendo sem a figura do pai.
·        NO QUE VOCÊ ACHA QUE UM MENINO COM ESTE HISTORICO SE TRANSFORMARIA?
·        Ele tinha tudo para ser uma peça ruim, mas virou um dos melhores Reis de todos os tempos da sua nação. Por que ele não foi vitima e sim um protagonista da sua história.
·        E é sobre isso que quero falar: Vítima ou Protagonista?
·        Eu gostaria de dar o meu conceito para vítima e protagonista. Vítima no que eu desejo reproduzir nesta mensagem é aquele que estar passivo na construção da sua história; Protagonista é aquele que estar ativo na construção da sua história.

·        Apartir desse tema eu gostaria de fazer algumas observações:
1.     O que difere um protagonista de uma vítima é a capacidade de se responsabilizar.
·        Josias tinha tudo para ser mais uma vitima da sociedade, mais um produto do meio, mas ele decidiu protagonizar a sua história, se responsabilizando de tal missão.
·        As pessoas com o perfil de vitima são aquelas que sempre tão um jeitinho de terceirizar a culpa.
·        Ex: Saul e Davi depois de pecar. Saul disse pequei por que o povo me pressionou, fui forçado pelas circunstancias. Mas, Davi disse: pequei contra ti. Saul se comportou como vitima, mas Davi como protagonista.
·          Quando nos responsabilizamos pelos sucessos e fracassos, deixamos de ser vitimas para sermos protagonistas.

2.     O protagonista entende que a mudança interna precede a mudança externa.
·        Essa é uma das maiores diferenças entre protagonistas e vitimas. As vitimas sempre condicionam suas mudanças a alguma mudança externa.
·        Mas o protagonista sabe que tudo melhora por fora quando nós crescemos por dentro.
·        Josias tinha um ambiente totalmente desfavorável ao seu crescimento como pessoa, como líder, como servo de Deus. Mas, por intermédio dele o senhor operou uma grande mudança em Judá (sua nação), só que essa mudança só foi possível por que primeiro ele mudou por dentro, internamente.
·        A mudança do mundo externo só acontece depois que o mundo interno é mudado.
·        Ex: Ezequiel e o vale de ossos secos. Deus queria mudar aquele ambiente externo, ou seja, o vale, então, primeiro Ele mudou o mundo interno de Ezequiel, sua mentalidade.
·        E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm. 12:02).
·         Quando mudamos o nosso interior, o reino espiritual é afetado e quando o mundo espiritual é afetado o mundo físico é transformado. (Pr. Coty).
·        O que vai acontecer em Pinheiro será reflexo do que estar acontecendo com a mentalidade da igreja.
·        Nunca deixe aquilo que você não pode fazer atrapalhar aquilo que você pode fazer.
·        Você complica OU DESCOMPLICA A VIDA na mente.

3.     O protagonista estar disposto a quebrar o ciclo da maldição.
·        O pai de Josias foi Amom (um homem idolatra e pagão) e o seu avô foi Manassés (um homem idolatra e pagão), mas ele não foi um rei pagão ou idolatra, pelo contrário foi um grande servo de Deus. Ele quebrou o ciclo da maldição que vinha desde o seu avô.
·        Talvez você cresceu em uma casa onde seus pais nunca te deram amor, e talvez não fizeram isso por que também não receberam do seus respectivos pais, que por sua vez não receberam dos seus e esse ciclo só será quebrado quando alguém decidir fazer diferente.
·        Josias decidiu quebrar esse ciclo em sua família, deixando assim uma “benção hereditária”.
·        Interessante é que no ambiente familiar de Josias ele nunca tinha visto uma atitude de adoração ao verdadeiro Deus, mas ele buscou o verdadeiro Deus.
·        O protagonista usa seu ambiente como uma inspiração para o seu futuro.
·        Se o ambiente foi bom vira uma inspiração se foi ruim vira uma inspiração também.

4.     O protagonista escolhe seus referencias.
·        Josias não teve um pai e nem um avô como referência ele poderia usar isso como desculpa para não prosperar na vida, mas ele na ausência de uma referencia familiar ele busca outra referencia que foi o rei de Davi que a Palavra chama de “seu pai”.
·        Ele não buscou o Deus dos seus pais biológicos, mas buscou o Deus do seu pai espiritual.
·        Não use como desculpa para não servir a Deus o fato de você não ter uma figura paterna que te inspire, pois Josias também não tinha, mas fez de outra pessoa sua referencia.
·        Todos nós precisamos de referencias. Todos nós precisamos ser referencias.

5.     O protagonista faz do relacionamento com Deus a principal base para a sua história.
·        Josias começa a reinara sem Deus, mas logo percebe a necessidade de um relacionamento com Deus.
·        Josias começou sem Deus, mas depois que encontrou Deus nunca mais o abandonou, mas eu conheço pessoas que começaram com Deus, mas no processo se esqueceram de Deus. Deus talvez não coube mais nos planos. Ex: o rico insensato.
·        Eu falo de conhecer como sinônimo de se relacionar.
·        Ser vitima ou protagonista é uma escolha sua!
·        Mudança é uma porta que só abre por dentro. Ap. 3:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário